Não se tem muita informação sobre as duas últimas partidas do burro da central no Nordeste (até o momento), por isso será feito um único post para as duas.
Depois de nove partidas realizadas pelo Nordeste, seis vitórias, dois empates e uma derrota, sendo o último jogo em Recife, onde conseguiu uma vitória sensacional ao golear o Santa Cruz 1x5, o Esporte Clube Taubaté foi convidado a participar do quadrangular de Salvador ao lado de Esporte Clube Bahia, Esporte Clube Vitória, Clube de Regatas do Flamengo. Quadrangular esse que estava valendo uma taça ao campeão.
Bahia 2x2 Taubaté
A primeira rodada do quadrangular foi realizada no dia 19/03, no estádio da Fonte Nova, que teve rodada tripla, na partida preliminar com Galícia-BA x São Cristóvão-RJ, depois Bahia 2x2 Taubaté e Vitória 2x2 Flamengo.
Os gols da partida foram todos marcados na etapa complementar, aos 15 minutos o atacante Hamilton recebeu nas imediações da pequena área, disparou um voleio quase sem ângulo para marcar um golaço para o tricolor Baiano. O empate do alvi azul veio aos 34 minutos, depois de um cruzamento na área do Bahia, o goleiro Nadinho sai mal do gol, tira de soco e a bola sobra para Mario na entrada da grande área, o atacante dominou e acertou um forte chute no ângulo.
Logo após o empate aos 36 minutos, o alvi azul vira o jogo, cruzamento na área do Bahia e o goleiro Nadinho novamente falha, dessa vez errando o soco na bola, que vai parar em Walter Prado que só empurra para dentro do gol. Quando tudo se encaminhava para vitória do Taubaté, aos 45 minutos, em uma investida veloz pela esquerda e um chute cruzado violento do meio campo Biriba para dentro da área do alvi azul, Ivan na tentativa de tirar o perigo, pega mau na bola, fazendo gol contra, infelicidade total, chegando assim ao final da partida, 2x2.
Há de se registar a expulsão do atacante Mario do Taubaté, por desrespeitar o árbitro com palavrões e gestos obscenos, quando a partida estava 1x2 para o alvi azul.
As equipes atuaram assim:
Esporte Clube Bahia - Nadinho, Balmon, Bacamarte, Nenzinho, Bombeiro, Vicente, Marito, Biriba, Hamilton, Otonei, Geraldo. Técnico - Geninho.
Esporte Clube Taubaté - Rossi, Orlando Maia, Ivan, Rubens, Mexicano, Zé Américo, Celso (Fernando), Gardel (Walter Prado), Berto, (Osmar), Mario, Evaldo. Técnico - Aymoré Moreira.
Renda e Arbitragem
A renda foi de 720 mil 418 cruzeiros, um público espetacular compareceu ao estádio da Fonte Nova. O árbitro foi Carlos Prates, com boa atuação.
Vitória 1x3 Taubaté
A segunda rodada do quadrangular foi realizada no dia 22/03, no estádio da Fonte Nova, na preliminar Vitória 1x3 Taubaté e no jogo de fundo Bahia 2x0 Flamengo.
Não consegui achar informações sobre o decorrer do jogo entre Vitória x Taubaté (até o momento), somente a ficha técnica:
Gols - Enaldo (Vitória) Renatinho (2) e Osmar (Taubaté);
Árbitro - Carlos Prates;
Renda - 713 mil 230 cruzeiros.
As equipes atuaram assim:
Esporte Clube Vitória - Albertino, Valvir, Elói, Pinguela, Nelinho, Boquinha, Lia, Enaldo, Matos, Carlinhos (Zezinho depois Zeti), Ricardo (Roliço). Técnico - Fer Lopes.
Esporte Clube Taubaté - Rossi, Orlando Maia, Ivan, Mexicano, Zé Américo, Celso, Renatinho, Berto (Osmar), Walter Prado, Mario, Evaldo (Gardel). Técnico - Aymoré Moreira.
Flamengo x Taubaté
A terceira e decisiva rodada do quadrangular jogaria Flamengo x Taubaté e Bahia x Vitória, com Bahia e Taubaté empatados na liderança com 3 pontos (já que cada vitória contava 2 pontos), ambos com uma campanha igual um empate e uma vitória, e dois gols de saldo, mas o Bahia estava em primeiro pois tinha levado 2 gols enquanto o Taubaté levou 3. Caso Flamengo e Vitória vencessem na última rodada os 4 times terminariam com 3 pontos e o quadrangular se decidiria no saldo de gols, mas o burro da central estava disposto a atropelar o rubro negro carioca e trazer a taça do quadrangular para o Vale do Paraíba.
A tão aguardada última rodada do quadrangular infelizmente não aconteceu, o motivo é meio incerto (até o momento), algo relacionado à falta de data para realização dos jogos, mas não dá para cravar que o motivo é esse. Com isso o quadrangular ficou sem vencedor.
Fim da Excursão
O burro da central encerrava sua excursão pelo Nordeste, no total foram 11 jogos, 7 vitórias, 3 empates e 1 derrota. Uma campanha de se tirar o chapéu, digna de aplausos, espetacular!

FOTO ANTES DO PRIMEIRO JOGO DA EXCURSÃO NO DIA 03/03 NO EMPATE EM 1x1 COM SANTA CRUZ, DETALHE QUE TIRANDO A CAMISA DO GOLEIRO MAIS NENHUMA TEM O ESCUDO DO TIME.
Fonte - Arquivo Esporte Clube Bahia.
Fonte - Acervo pessoal Ubiratan Brito.
Fonte - Correio Paulistano -Sábado, 21 de Março de 1959.
Fonte - Jornal dos Sports - Domingo, 22 de Março de 1959.
Fonte - Diário de Borborema - Sexta Feira, 6 de Maço de 1959.
Nenhum comentário:
Postar um comentário