segunda-feira, 15 de abril de 2019

Excursão do Esporte Clube Taubaté ao Nordeste em 1959 - Goleada: Santa Cruz 1x5 Taubaté

Após realizar dois jogos em Campina Grande, onde venceu o América de Esperança por 0x3 e perdeu para o Campinense Clube por 1x0, o alvi azul retornaria a cidade de Recife para sua nona partida em seu giro pelo nordeste.

No dia 16/03, o avião loide aéreo trouxe a delegação do Esporte Clube Taubaté de Campina Grande, para Recife, desembarcando no aeroporto de Guararapes ás 7:00 da manhã e, em seguida, se encaminhando para o Hotel Parque Real, onde ficou hospedado.

Algumas curiosidades nesse retorno do Taubaté ao Recife: coincidiu do Bangu Atlético Clube do Rio de Janeiro, também estar na cidade, para um amistoso contra o Sport Recife, então foi levantada a hipótese de um quadrangular valendo taça com premiação em dinheiro ao vencedor, com a participação do Taubaté, Bangu, Santa Cruz e Sport Recife. Estava tudo encaminhado para realização desse quadrangular, mas o rubro negro pernambucano, por motivos burocráticos, boicotou a realização do quadrangular que infelizmente acabou não acontecendo. O alvi azul também jogaria contra o Central de Caruaru, a liga de desporto Caruarense e o Central, pagariam 80 mil cruzeiros ao alvi azul para realização da partida, mas não se chegou a um acordo financeiro entre o presidente da liga, o senhor Ricardo Oliveira, e a direção do Central, e a partida foi cancelada

Ficou decidido que o adversário do Taubaté seria o Santa Cruz, a princípio a partida seria na quarta- feira 18/03, mas foi antecipada para terça-feira 17/03, devido às comemorações da semana santa que se iniciariam na cidade a partir do dia 18/03. O jogo aconteceu no estádio do Sport, Ilha do Retiro e foi uma rodada dupla, na preliminar Santa Cruz x Taubaté e no jogo de fundo Sport x Bangu.

Santa e Taubaté tinham se enfrentado duas semanas antes no dia 03/03, foi o primeiro adversário do alvi azul no giro pelo nordeste, ficando o jogo em um empate de 1x1, onde se pode acompanhar o desenrolar dessa partida no link a seguir: https://jefferson1986.blogspot.com/2019/02/excursao-do-esporte-clube-taubate-ao_15.html.

O Taubaté tinha duas baixas para a partida, os atacantes Tek e Walter Prado, ambos machucados nos jogos em Campina Grande. O Santa Cruz vinha completo, mas o treinador Gentil Cardoso, com objetivo de dar chance aos jogadores que não estavam sendo aproveitados, foi para o jogo com 7 reservas, e pagou preço alto por isso, durante a partida colocou alguns titulares, mas já era tarde demais.

Na etapa preliminar o Taubaté começou a todo vapor, Renatinho ex jogador do Santa abriu o placar com 1 minuto de jogo em um forte chute da entrada da área e Berto aos 10 minutos fez o segundo. O Taubaté dominava as ações, sufocando o Santa e perdendo boas chances de ampliar o placar, até que Berto, aos 36 minutos, de cabeça fez o terceiro do alvi azul, 0x3.

Na etapa complementar o tricolor Pernambucano voltou com alguns titulares, e o jogo ficou mais equilibrado, mas aos 10 minutos em uma cobrança de falta Berto faz o terceiro gol dele, 0x4. O Santa criava boas chances de diminuir o placar mas parava nas boas defesas do goleiro Rossi e em um contra ataque fulminante aos 25 minutos, o imparável Berto faz o seu quarto gol na partida, e o quinto do Taubaté 0x5. Zé de Melo aos 38 minutos, em uma linda cobrança de falta, faz o gol de honra do Santa Cruz, chegando assim o final da partida com a vitória estupenda do burro da central 1x5.

É verdade que o Santa Cruz jogou com o time reserva, talvez o resultado fosse diferente se tivesse com todos os titulares, mas o Taubaté nada teve a ver com isso e não afeta em nada o brilho da goleada sensacional, vitória grandiosa e trabalhada contra uma das potências do futebol Nordestino. Do primeiro ao último minuto o Taubaté foi melhor e jogou para vencer, não permitindo que o Santa Cruz se encontrasse em campo e quando conseguiu o estrago já estava feito.

As equipes atuaram assim:

Santa Cruz Futebol Clube - Pedrinho (Pereirinha), Geroldo (Ribeiro), Nagel, Biu, Benício (Clóvis e posteriormente Marreco), Helio (Ilzo), Zeca (Zé de Melo), Nilson, Humaytá, Mituca e Jorginho.

Esporte Clube Taubaté - Rossi, Orlando Maia, Ivan, Zé Américo, Celso (Fernando), Mexicano, Renatinho, Gardel, Berto, Mario e Evaldo.

Renda e  Arbitragem

A renda foi de 336 mil 580 cruzeiros, um ótimo público compareceu ao estádio da Ilha do Retiro.
O árbitro foi Alfredo Bernardo Torres, com um trabalho aceitável. Na etapa complementar deixou o tempo esquentar, permitindo o jogo violento por muitas vezes.
Não temos os nomes dos auxiliares.


 Fonte - Diário de Pernambuco - Quarta Feira, 18 de Março de 1959.

Nenhum comentário:

Postar um comentário