segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Excursão do Esporte Clube Taubaté ao Nordeste em 1959 - Chegada em Recife

Em 1959, visitando quatro estados o Esporte Clube Taubaté, realizou brilhante campanha em excursão no nordeste, conquistando sete vitórias, três empates e uma derrota.

Assim estava elaborado os jogos do Esporte Clube Taubaté pelo nordeste

Santa Cruz x Taubaté - 28/02
Náutico x Taubaté - 01/03
Campinense x Taubaté - 06/03
Treze x Taubaté - 08/03
América de Natal x Taubaté - 10/03
Abc de Natal x Taubaté - 12/03
Botafogo da Paraíba x Taubaté - 15/03
Sport Recife x Taubaté - 17/03
Crb x Taubaté - 19/03
Csa x Taubaté - 22/03

A maioria dos jogos não foram realizados nas datas previstas, e os jogos que estavam marcados em João Pessoa e Alagoas contra Botafogo, Crb e Csa não aconteceram. No lugar desses aconteceram jogos contra o América de Esperança/PB, Bahia e Vitória.

No dia 27 de fevereiro, depois de 16 horas de viagem o ECT chegou ao aeroporto de Guararapes no Recife e foi recebido pelo empresario Hélio Pinto (responsável por levar o ECT ao nordeste), imprensa esportiva e cartolas do futebol local. Aymoré Moreira, treinador do burro da central disse: "Estou muito satisfeito em voltar, novamente, a Pernambuco e a esta bonita capital que é Recife, para ver não somente seu futebol que segundo as recentes noticias, vai indo magnificamente, mas também rever amigos que aqui tenho. As vitórias conquistadas pelo Santa Cruz contra Vasco e Botafogo atestam que Pernambuco esta sempre de cima. Os resultados foram magníficos e deixaram os círculos esportivos do sul surpresos. Isso contudo, não nos mete medo, a nós do Taubaté, sabemos perfeitamente de nossas responsabilidades, e vamos para o campo lutar muito e conseguir, se possível a vitória. Os nossos atletas tem bom preparo físico e técnico e jogam com muita fibra, estando, no momento, em franca recuperação e posso afirmar que os pernambucanos irão gostar do futebol do Taubaté"

Hospedados no Palace Hotel, a delegação Taubateana é composta por dois membros da diretoria, dois da comissão técnica, e dezenove jogadores.

Presidente - Alvaro Marcondes
Tesoureiro - Joaquim Moreira
Técnico - Aymoré Moreira
Massagista - Jorge Martins
Jogadores - Rossi, Henrique Schalch, Rubens, Mexicano, Zé Américo, Zé Carlos, Ivan, Celso, Fernando, Gardel, Renatinho, Mario, Tek, Vasconcelos, Evaldo, Orlando Maia, Berto, Walter Prado e Osmar.

A principio o ECT jogaria sua primeira partida em Recife no dia 28/02, data que o vice presidente do Santa Cruz, José Albuquerque marcou o jogo, porem o presidente do Santa, Odiro Duarte, confirmava a ida do tricolor a João Pessoa para enfrentar o Estrela do Mar no mesmo dia. Então, depois de uma conversa dos cartolas do Santa com o empresario Hélio Pinto, ficou estabelecido que o ECT faria seu primeiro jogo na noite do dia 03/03 contra o Santa Cruz, jogo esse que teria como preliminar Náutico x Abc. E o timbu seria o próximo adversário do ECT no dia 05/03.

Com a mudança de datas, os Taubateanos ficaram contentes, teriam um bom tempo de descanso, depois de 16 horas de viagem, estavam muito cansados para jogar  no dia seguinte.

DELEGAÇÃO DO ECT DESEMBARCANDO NO AEROPORTO DE GUARARAPES.


Fonte - O Diário de Pernambuco - Sabado, 28 de Fevereiro de 1959.

2 comentários:

  1. Não me lembro do jogador chamado Fernando. O nome errado é o do Gardel. Me lembro desta excursão. Ficamos orgulhosos com a performance do burrao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela correção Paulo, já editei e arrumei, em breve outros posts sobre essa excursão ao nordeste.

      Excluir