OS ESTADOS VISITADOS
Foram 4 estados visitados pelo Esporte Clube Taubaté: Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Bahia.
OS JOGOS
No total foram 11 jogos em 22 dias, 1 jogo a cada 2 dias, conquistando 7 vitórias, 3 empates e apenas 1 derrota. O resultado dos jogos foram:
03/03 - Santa Cruz 1x1 Taubaté
05/03 - Náutico 1x2 Taubaté
07/03 - Campinense 1x1 Taubaté
08/03 - Treze 1x4 Taubaté
10/03 - América/RN 2x3 Taubaté
12/03 - Abc/RN 0x2 Taubaté
14/03 - América de Esperança/PB 0X3 Taubaté
15/03 - Campinense 1x0 Taubaté
17/03 - Santa Cruz 1x5 Taubaté
19/03 - Bahia 2x2 Taubaté
22/03 - Vitória 1x3 Taubaté
DERRUBANDO CAMPEÕES
Venceu dois campeões estaduais da época, o campeão Potiguar Abc de Natal e o campeão Baiano, Esporte Clube Vitória.
OS ARTILHEIROS
Nos 11 jogos realizados, o burro da central marcou um total de 26 gols, que foram marcados por:
Berto 11
Renatinho 5
Vasconcelos 3
Walter Prado 3
Mario 2
Celso 1
Osmar 1
JOGOS CANCELADOS
Alguns times que jogariam contra o alvi azul nessa excursão, mas que por um motivo ou outro a partida foi cancelada, CRB, CSA, ambos de Alagoas, Botafogo Futebol Clube-PB, Bangu Atlético Clube-RJ, Central Sport Club-PE, Sport Club do Recife e Clube de Regatas do Flamengo.
OS DESTAQUES
Apesar de ser um time coletivo que não depende de um ou outro jogador, seleciono alguns destaques individuais do alvi azul nessa excursão: O atacante Berto, sendo o artilheiro da equipe com 11 gols em 11 jogos, goleador nato. O goleiro Rossi, pegando até pensamento, fez defesas espetaculares, uma verdadeira muralha. O zagueiro Rubens, chegava junto, bateu até na mãe, tirava o perigo para bem longe, zagueiro raiz. O meio campo Celso, um passe e domínio de bola refinado, jogou com classe. O atacante Mario, infernizou as defesas adversárias com sua velocidade e seus dribles desconcertantes. Posteriormente foi contratado pelo Esporte Clube Bahia, onde se tornou campeão da taça Brasil de 1959.
RELATO
O repórter Viriato Rodrigues, do diário de Pernambuco, que acompanhou o Taubaté em seus onze jogos disse: "O Esporte Clube Taubaté, atualmente dirigido por Aymoré Moreira, na verdade tem nos mostrado um bom futebol e dificilmente um clube nordestino, na sua melhor forma, poderá vence-lo. É um conjunto de bons elementos, muito ágil, bola no chão, com um goleiro e uma zaga de excepcionais qualidades. Na linha intermediaria a Celso, um autêntico craque que da muito trabalho aos adversários.
Depois de realizar nada menos do que onze partidas, o conjunto do interior bandeirante logo adaptou-se e demonstrou que é uma equipe harmoniosa, entrosada, produtiva. Jogando para o gol, faz tentos e coloca o adversário sempre em perigo. Isso é o que observamos em todos os jogos do Taubaté e, confessamos dificilmente, tanto aqui no nordeste quanto em outros centros de futebol mais técnico se consegue abalar o sentido de harmonia do Taubaté"
O RETORNO A TAUBATÉ
A delegação Taubateana ao retornar a Taubaté, foi recebida com festa pelos torcedores, foi oferecido um jantar a toda delegação no Taubaté Country Club, que contou com a presença de autoridades e alguns torcedores, foi entregue ao treinador Aymoré Moreira, pelas mãos do prefeito Jaures Guisard, uma medalha comemorativa em homenagem ao time pelos excelentes resultados conquistados no Nordeste.
Fotos: Horton Cunha e Moacir dos Santos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário