quinta-feira, 9 de maio de 2019

Excursão do Esporte Clube Taubaté ao Nordeste em 1959: Balanço Geral

OS ESTADOS VISITADOS

Foram 4 estados visitados pelo Esporte Clube Taubaté: Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Bahia.

OS JOGOS

No total foram 11 jogos em 22 dias, 1 jogo a cada 2 dias, conquistando 7 vitórias, 3 empates e apenas 1 derrota. O resultado dos jogos foram:

03/03 - Santa Cruz 1x1 Taubaté
05/03 - Náutico 1x2 Taubaté
07/03 - Campinense 1x1 Taubaté
08/03 - Treze 1x4 Taubaté
10/03 - América/RN 2x3 Taubaté
12/03 - Abc/RN 0x2 Taubaté
14/03 - América de Esperança/PB 0X3 Taubaté
15/03 - Campinense 1x0 Taubaté
17/03 - Santa Cruz 1x5 Taubaté
19/03 - Bahia 2x2 Taubaté
22/03 - Vitória 1x3 Taubaté

DERRUBANDO CAMPEÕES

Venceu dois campeões estaduais da época, o campeão Potiguar Abc de Natal e o campeão Baiano, Esporte Clube Vitória.

OS ARTILHEIROS
Nos 11 jogos realizados, o burro da central marcou um total de 26 gols, que foram marcados por: 

Berto 11
Renatinho 5
Vasconcelos 3 
Walter Prado 3 
Mario 2
Celso 1 
Osmar 1

JOGOS CANCELADOS

Alguns times que jogariam contra o alvi azul nessa excursão, mas que por um motivo ou outro a partida foi cancelada, CRB, CSA, ambos de Alagoas, Botafogo Futebol Clube-PB, Bangu Atlético Clube-RJ, Central Sport Club-PE, Sport Club do Recife e Clube de Regatas do Flamengo.

OS DESTAQUES

Apesar de ser um time coletivo que não depende de um ou outro jogador,  seleciono alguns destaques individuais do alvi azul nessa excursão: O atacante Berto, sendo o artilheiro da equipe com 11 gols em 11 jogos, goleador nato. O goleiro Rossi, pegando até pensamento, fez defesas espetaculares, uma verdadeira muralha. O zagueiro Rubens, chegava junto, bateu até na mãe, tirava o perigo para bem longe, zagueiro raiz. O meio campo Celso, um passe e domínio de bola refinado, jogou com classe. O atacante Mario, infernizou as defesas adversárias com sua velocidade e seus dribles desconcertantes. Posteriormente foi contratado pelo Esporte Clube Bahia, onde se tornou campeão da taça Brasil de 1959.

RELATO

O repórter Viriato Rodrigues, do diário de Pernambuco,  que acompanhou o Taubaté em seus onze jogos disse: "O Esporte Clube Taubaté, atualmente dirigido por Aymoré Moreira, na verdade tem nos mostrado um bom futebol e dificilmente um clube nordestino, na sua melhor forma, poderá vence-lo. É um conjunto de bons elementos, muito ágil, bola no chão, com um goleiro e uma zaga de excepcionais qualidades. Na linha intermediaria a Celso, um autêntico craque que da muito trabalho aos adversários.
Depois de realizar nada menos do que onze partidas, o conjunto do interior bandeirante logo adaptou-se e demonstrou que é uma equipe harmoniosa, entrosada, produtiva. Jogando para o gol, faz tentos e coloca o adversário sempre em perigo. Isso é o que observamos em todos os jogos do Taubaté e, confessamos dificilmente, tanto aqui no nordeste quanto em outros centros de futebol mais técnico se consegue abalar o sentido de harmonia do Taubaté"

O RETORNO A TAUBATÉ

A delegação Taubateana ao retornar a Taubaté, foi recebida com festa pelos torcedores, foi oferecido um jantar a toda delegação no Taubaté Country Club, que contou com a presença de autoridades e alguns torcedores, foi entregue ao treinador Aymoré Moreira, pelas mãos do prefeito Jaures Guisard, uma medalha comemorativa em homenagem ao time pelos excelentes resultados conquistados no Nordeste.

                          JANTAR NO TAUBATÉ COUNTRY CLUB


JANTAR NO TAUBATÉ COUNTRY CLUB


Fotos: Horton Cunha e Moacir dos Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário