quinta-feira, 21 de março de 2019

Excursão do Esporte Clube Taubaté ao Nordeste em 1959 - O Goleiro é nosso: Abc de Natal 0x2 Taubaté

O Abc Futebol Clube, diferente do seu rival América, tinha uma equipe que jogava junto há algum tempo, atual campeão Potiguar e que também vinha fazendo um giro pelo Nordeste, com cinco jogos, quatro vitórias e uma derrota, e tinha sede de vitória, afim de tirar a invencibilidade do Taubaté no Nordeste. O alvi azul vinha de cinco jogos, três vitórias e dois empates.

A partida teve um bom público e o Taubaté conseguiu impressionar mais do que no jogo contra o América, pela compactação de suas linhas e pela maneira como soube conduzir o jogo, inteiramente de acordo com o que era exigido, correndo quando foi preciso e se poupando quando tinha que se poupar.

Na etapa inicial o Abc começou melhor, pressionando em busca do primeiro gol, mas em um contra ataque em um chute fraco e despretensioso de Berto, a bola passou entre as pernas do goleiro Edson e foi parar no fundo da rede, um legítimo frangaço 0x1. O Abc continuou lutando, desordenadamente, mas lutando, sem conseguir em qualquer momento chegar com perigo à meta do goleiro Rossi. Aos 14 minutos, em um escanteio bem cobrado por Renatinho, o goleiro Edson falha novamente, saindo mau do gol tentando antecipar a bola, não conseguindo e permitindo a Vasconcelos uma cabeçada tranquila, ampliando o placar para o Taubaté em 0x2. O goleirão Edson (que homem!), foi colocado inexplicavelmente como titular no lugar de Ribamar.

A partir do segundo gol, o Taubaté ditava as normas da partida e reduzindo o trabalho do Abc apenas ao jogo de meio campo. Nenhuma jogada conseguiu o ataque do Abc, que parava em Orlando Maia e Rubens, implacáveis na marcação de Paulo Isidro e Deraldo.

A etapa complementar foi diferente da etapa inicial, uma vez que as duas equipes passaram a jogar em ritmo mais lento, de um lado o Abc, sem ânimo, sem forças para tentar uma reação, do outro o Taubaté, ciente de sua superioridade técnica, jogando o suficiente para não perder as rédeas da partida. Chegando assim, o fim da partida com mais uma vitória do Burro da Central, 0x2, permanecendo a equipe invicta em seis jogos pelo Nordeste.

As equipes atuaram assim:

Abc Futebol Clube - Edson (Ribamar), Biró, Piaba, Edmílson (Dé), Gonzaga, Cadinha, Gilvan, Cocó, Deraldo, Jorginho, Paulo Isidro.

Esporte Clube Taubaté - Rossi, Orlando Maia, Rubens, Zé Américo, Celso, Mexicano, Renatinho, Mario, Berto, Vasconcelos, Walter Prado.

Renda e Arbitragem.

A renda foi de 70.000 mil cruzeiros. O árbitro foi Jader Correia, o mesmo que teve uma atuação lamentável contra o América, mas que nesse jogo teve uma atuação boa. Os auxiliares foram Luiz Meireles e José Augusto.

Fonte - Diário de Natal - Sexta Feira, 13 de Março de 1959.

Nenhum comentário:

Postar um comentário