Após realizar 3 partidas em Curitiba, vencendo duas e empatando uma, a delegação do Esporte Clube Taubaté foi para o interior do Paraná, chegando no dia 28/01 na cidade de Ponta Grossa, onde realizaria dois jogos, contra o Operário Ferroviário Esporte Clube e o Guarani Esporte Clube.
A cidade estava entusiasmada com a visita do alvi azul, já que o time saiu invicto de Curitiba. A primeira partida foi frente ao Operário, que contava com um bom time e alguns reforços: o zagueiro Estéfano, o lateral Edgard e os meio campistas Tuca e Menarim, que fariam sua estreia contra o Taubaté.
No alvi azul, a novidade foi a liberação do lateral esquerdo Helio que estava contundido e ficou a disposição do treinador, para a partida contra o Operário.
OPERÁRIO X TAUBATÉ
Às 16:00 horas do dia 30/01, a bola rolou no estádio de Vila Oficinas, a torcida compareceu em grande número para prestigiar a partida e empurrar o Operário.
Na etapa inicial o que se viu foi um jogo truncado, com as defesas se sobressaindo aos ataques, principalmente a defesa do Operário, que jogando com muita segurança, bloqueava todas as ofensivas do alvi azul. O atacante Otavinho do Operário, teve a melhor chance da etapa inicial, saindo cara a cara com o goleiro Rossi, que realizou uma defesa espetacular, espalmando para o escanteio.
Na etapa complementar o alvi azul voltou avassalador, aos 3 minutos Valter Prado abriu o placar com um chute forte rasteiro da entrada da área, 0x1. Logo na sequência, aos 4 minutos, Zé Américo rouba a bola no meio campo e lança Valter Prado, que ganha dos zagueiros na corrida, dribla o goleiro Arlindo e amplia para o alvi azul 0x2.
Esses dois gols relâmpagos transtornaram a equipe do Operário, que caiu consideravelmente de produção. Já o alvi azul, trocava passes administrando a vitória parcial, até que aos 20 minutos em uma arrancada do lateral Helio, que chegou à linha de fundo e cruzou na medida para o artilheiro Valter Prado que de peixinho ampliou o placar 0x3.
Depois dos 30 minutos o Operário voltou a equilibrar a partida, mas parou na defesa alvi azul e no goleiro Rossi, chegando assim, ao final da partida com a vitória do Taubaté por 0x3.
As equipes atuaram assim:
Operário - Arlindo, Estéfano, Abelardo, Edgard, Taio (Euclides), Helio, Silvestre (Menarim), Zeca (Candinho), Roberto, Miguel, Alex, Otavinho (Rosinha).
Taubaté - Rossi, Orlando Maia, Mexicano, Helio, Celso, Zé Américo, Renatinho (Maurinho), Ivan (Manteiga), Valter Prado (Estéfano), Gardel, Evaldo (Anacleto).
A renda foi de 60.000,00 cruzeiros, o árbitro da partida foi: Julio Salsamendi, não se tendo os nomes de seus auxiliares (até o momento).
OPERÁRIO FERROVIÁRIO, 25/03/1960, PELO CAMPEONATO PARANAENSE, FORMAÇÃO DA EQUIPE É PRATICAMENTE A MESMA QUE ENFRENTOU O ALVI AZUL.
FONTE
Paraná Esportivo - Sábado, 30 de Janeiro de 1960.
Paraná Esportivo - Segunda Feira, 01 de Fevereiro de 1960.
Livro - Futebol Ponta Grossense, página 204 e 205 - José Cação Ribeiro Junior.
Livro - Futebol Ponta Grossense, página 204 e 205 - José Cação Ribeiro Junior.