sexta-feira, 9 de agosto de 2019

Taubaté nos Jogos Abertos do Interior de 1941

Um dos maiores eventos esportivos do Brasil na época, os Jogos Abertos do Interior, que começou em 1936 na cidade de Monte Alto-SP, idealizado por Baby Barioni, ex jogador de basquete de importantes clubes paulistas e Manuel Carvalho Lima, então presidente da Associação Montealtense.

Com o nome de Campeonato Aberto do Interior, a competição reuniu 6 cidades: Monte Alto, Franca, Mirassol, Olímpia, Piracicaba e Uberlândia-MG, que disputaram jogos de basquetebol masculino. O título ficou com a cidade mineira de Uberlândia e o vice-campeonato ficou com Piracicaba.

Em 1937, os Jogos Abertos aconteceram em Uberlândia. Essa foi a única vez em que a competição aconteceu em uma cidade fora do estado de São Paulo. Mais uma vez, os mineiros conquistaram o título. Nesse ano, a novidade foi a integração da modalidade Natação as disputas.

No ano seguinte 1938, os Jogos Abertos do Interior ganharam o reforço das competições do Atletismo. Na competição realizada em Sorocaba, a cidade de Uberlândia conquista o seu tricampeonato. 

Em 1939, ainda com 3 modalidades, os jogos foram realizados em Campinas. Em 1940 os jogos foram realizados em São Carlos e começou a contar com 5 modalidades, foram incluídos o Tênis e o Tiro ao Alvo, e as cidades já haviam criado a Comissão Central de Esportes em cada município. 

Em 1941, os Jogos Abertos foram realizados na cidade de Ribeirão Preto, e Taubaté estava cogitando a sua primeira participação. 

REUNIÃO

A Comissão Central de Esportes de Taubaté, fez uma reunião na qual o tema principal foi a participação ou não nos Jogos Abertos do Interior de 1941, presidindo a reunião estava o prefeito municipal, Antonio de Oliveira Costa, os outros presentes na reunião eram: Victor Guisard, Arthur Audrá, Aluízio de Queiroz Telles, Juarez Guisard, professora Helena Elias, professor José Marcondes, além de jornalistas, como: José Pedro Saturnino, representando CTI Jornal e Rádio Difusora Taubaté, Wellington Oliveira, representando a Rádio Record de São Paulo, Benedito Marcondes Ferreira, representando o Diário de São Paulo, Noé Ribeiro, representando a Revista Sport Ilustrado e Moisés Calile Junior, representando o Jornal Nossa Terra.

A Comissão, notando o entusiasmo reinante do povo de Taubaté por esporte, principalmente pelos jovens, decidiu por unanimidade que Taubaté participaria pela pela primeira vez dos Jogos Abertos do Interior, que naquele ano de 1941 seria realizado na cidade de Ribeirão Preto.

Foi discutido ainda o meio de transporte até Ribeirão Preto, Arthur Audrá pois a disposição o avião Maristela de sua propriedade. Para as despesas de alimentação foi criado o livro de ouro, com o objetivo de atingir 100 contos de réis.

Cada atleta ganhou uma quantia de dinheiro estipulado, sendo que os mesmos ficaram em alojamento fornecido pela Comissão Central de Esportes de Ribeirão Preto.

ATLETAS E MODALIDADES 

Nessa primeira participação, ficou decidido pela Comissão, que Taubaté enviaria um total de 38 atletas, mas alguns por motivos de trabalho, outros motivos pessoais, acabaram não indo, assim sendo, foram para os Jogos Abertos um total de 25 atletas, 8 mulheres e 17 homens.  

As modalidades que Taubaté entrou para disputar os Jogos Abertos foram as seguintes: Basquetebol, Voleibol, Atletismo e Tênis. As mulheres entraram para disputa de basquete e vôlei. Enquanto os homens para disputa de basquete, vôlei, atletismo e tênis.

Os atletas que acabaram não indo aos Jogos Abertos, foram: 5 mulheres, que desfalcaram os times de basquete e vôlei, e 7 homens, sendo 6 desfalques do time de basquete e 1 do time de vôlei.


Na parte técnica foi escolhido 3 ótimos treinadores do meio esportivo Taubateano. Professora Helena Elias, como treinadora do vôlei feminino e tênis. José Telles, como treinador do basquetebol masculino e feminino. Aluízio Telles, como treinador do atletismo e vôlei masculino.

O objetivo principal de Taubaté na sua primeira participação nos Jogos Abertos era mostrar a evolução que a cidade vinha tendo em poucos anos de trabalho no setor de educação física. 

CIDADES PARTICIPANTES

Ao todo, 29 cidades participaram dos Jogos Abertos do Interior de 1941. Segue as cidades participantes:

Taubaté, Araraquara, Santos, São Vicente, Guaratinguetá, Bauru, Franca, Jardinópolis, Mirassol, Barretos, Rio Claro, Olímpia, Botucatu, Jundiaí, Campinas, São Carlos, Araçatuba, Limeira, Pinhal, Itu, Lins, Sorocaba, Assis, Marília, Piracicaba, Batatais e Ribeirão Preto, todas do estado de São Paulo. Bela Vista, do estado de Goiás e Uberlândia do estado de Minas Gerais. 

BASQUETEBOL MASCULINO

Taubaté foi representado nos Jogos Abertos no basquete masculino por uma mescla dos times do Taubaté Country Club e do Ginásio do Estado, e antes dos Jogos Abertos realizaram alguns jogos:

Taubaté 28x24 Caçapava
Taubaté 29x8 Caçapava
Taubaté 36x14 Jacareí
Taubaté 34x31 Barra Mansa RJ
Taubaté 36x52 Selecionado Universitário de São Paulo

O torneio de basquete nos Jogos Abertos foi disputado por 28 cidades, no sistema mata mata, sendo que quem perdesse o jogo na primeira rodada, se enfrentava na chamada rodada dos perdedores, os vencedores voltavam a disputa. O desempenho de Taubaté foi o seguinte:

12/10 - 1º Fase - Taubaté 49x47 Araraquara
14/10 - 2º Fase - Taubaté 65x44 Limeira
15/10 - Oitavas de Final - Ribeirão Preto 44x30 Taubaté

Depois de vencer a forte equipe de Araraquara de forma emocionante nos segundos finais, Taubaté venceu Limeira com certa tranquilidade, chegando as oitavas de final contra os donos da casa. Taubaté vencia "fácil" Ribeirão Preto no primeiro tempo por 15x5, mas no início do segundo tempo o jogador Arthur estourou o número de faltas, que na época eram 4, e Aluízio contundiu-se gravemente no tornozelo, Taubaté como só tinha 6 jogadores, passou a jogar com 4, permitindo a virada do time de Ribeirão Preto que saiu vencedor. Taubaté ficou em 8º lugar, que foi considerado um ótimo resultado, devido ao número reduzido de jogadores.

A equipe de Santos, se sagrou campeão do basquete masculino. 

TAUBATÉ X LIMEIRA

TAUBATÉ X LIMEIRA




VOLEIBOL MASCULINO


Taubaté foi representado no voleibol por uma mescla dos times do Taubaté Country Club e do 5º Batalhão da Força Policial, os dois melhores times da cidade. Era a modalidade que se esperava o melhor desempenho.

O torneio de vôlei foi disputado por 14 cidades, no sistema mata mata, sendo que quem perdesse o jogo na primeira rodada, se enfrentava na chamada rodada dos perdedores, os vencedores voltavam a disputa. O desempenho de Taubaté foi o seguinte:

13/10 - Oitavas de Final - Taubaté 2 sets 0 Ribeirão Preto
14/10 - Quartas de Final - Taubaté 2 sets 0 Ribeirão Preto
15/10 - Semi Final - Taubaté 2 sets 1 Jundiaí 
18/10 - Final - Santos 2 sets 0 Taubaté - parcial de 15x2 e 15x0

O voleibol masculino era o time que contava com o maior número de atletas disponível, 10, fez jus ao bom time que tinha chegando ao vice campeonato. Apesar que na final claramente desmotivados pelo fato de saber que não venceriam a equipe de Santos, praticamente entregaram o jogo. A derrota para Santos era inevitável, mas o placar o placar da partida era evitável. De qualquer forma uma ótima campanha dos rapazes do voleibol.

 TAUBATÉ X RIBEIRÃO PRETO

TAUBATÉ X RIBEIRÃO PRETO


TÊNIS MASCULINO

Taubaté foi representado no tênis por Dr. Arantes e Jayme Fernandes. O torneio foi disputado por 10 cidades, mais ou menos nos moldes que é hoje em dia jogado a Copa Davis, com jogos de simples e duplas. O desempenho de Taubaté foi o seguinte:

14/10 - Ribeirão Preto 3x0 Taubaté

Tanto Dr. Arantes quanto Jayme Fernandes perderam seus jogos individuais, perdendo também no jogo de duplas, sendo eliminados dos jogos.

A equipe de Ribeirão Preto, foi campeão no tênis masculino.

JAIME E ARANTES, REPRESENTANTES DE TAUBATÉ NO TÊNIS, QUANDO NA OPORTUNIDADE FIZERAM A FINAL DO CAMPEONATO INTERNO DO TAUBATÉ COUNTRY CLUB EM 1940.

ATLETISMO MASCULINO


O Atletismo de Taubaté estava em evidência, prometia brigar por medalhas no 100 metros com Benedito Fonseca, nos 200 e 400 metros com Aluízio e nos 800 com Lopes, nas demais provas era uma incógnita já que nas provas de fundo e meio fundo, nenhum dos 3 atletas citados era especialista.

Dos 3 atletas somente Benedito Fonseca participou das provas, Aluízio se contundiu gravemente no jogo de basquete contra Ribeirão Preto, e Lopes, no mesmo jogo saiu exausto, não tendo condições de competir no atletismo. O desempenho de Benedito nas provas foi o seguinte:

Nos 100 metros, chegou a final, e ficou em 5º lugar.
Nos 200 metros, chegou a final, e ficou em 3º lugar, conquistando a medalha de bronze.

Uma bela participação teve Benedito Fonseca, popularmente chamado de Benê.

VOLEIBOL FEMININO


Taubaté foi representado nos jogos pelo time de vôlei do Ginásio do Estado, time esse que era bem conhecido, pois tinha sido campeão do 1º campeonato inter colegial, meses antes na cidade de Santos, campeonato esse que reunia praticamente todas as escolas estaduais do estado de São Paulo. Nos Jogos Abertos, iriam competir contra times com mulheres mais velhas, mas tinha-se a esperança que poderiam fazer frente a qualquer time devido ao talento que tinham.

O torneio foi disputado por 5 cidades, no sistema de todos contra todos, quem fizesse o maior número de pontos, que valia 2 a cada vitória, ficaria com título. O desempenho de Taubaté foi o seguinte:

12/10 - São Vicente 2 sets 0 Taubaté
13/10 - Ribeirão Preto 0 sets 2 Taubaté
14/10 - Taubaté 2 sets 1 Santos
16/10 - Taubaté 2 sets 0 Jardinópolis
17/10 - Uberlândia 2 sets 0 Taubaté 

Uma ótima campanha das jovens Taubateanas, ficando em 3º lugar, conquistando a medalha de bronze.

A equipe de Santos, foi campeão no voleibol feminino.

BASQUETEBOL FEMININO


Taubaté foi representado nos jogos pelo time de basquete do Ginásio do Estado, que era exatamente as mesmas meninas que praticavam o voleibol. No basquete também eram conhecidas, pois conseguiram o vice campeonato nos jogos inter colegial, meses antes na cidade de Santos. Como no vôlei, iriam competir contra times com mulheres mais velhas, mas tinha-se a esperança que poderiam fazer frente a qualquer time devido ao talento que tinham.

O torneio foi disputado por 6 cidades, no sistema de todos contra todos, quem fizesse o maior número de pontos, que valia 2 a cada vitória, ficaria com título. O desempenho de Taubaté foi o seguinte:

13/10 - Franca 25x15 Taubaté
14/10-Ribeirão Preto 15x0 Taubaté
16/10-Araraquara 16x10 Taubaté

Os últimos dois jogos contra Guaratinguetá e Santos, Taubaté perdeu por w.o, pois suas atletas estavam exaustas, jogando dois jogos por dia, na parte da manhã vôlei e a tarde basquete. Taubaté terminou em 6º lugar.

Guaratinguetá foi campeão no basquete feminino.

TIME DE BASQUETEBOL DO GINÁSIO DO ESTADO, VICE CAMPEÃO NOS JOGOS INTER COLEGIAL EM 1940 EM SANTOS, SÃO AS MESMAS MENINAS QUE REPRESENTARAM TAUBATÉ NOS JOGOS ABERTOS EM 1941 NO BASQUETE E NO VÔLEI, MAS COM O TIME INCOMPLETO.

RESUMO


Os resultados de Taubaté nos Jogos Abertos de 1941 foram os seguintes:

Basquete Masculino - 8º lugar
Voleibol Masculino - 2º lugar
Tênis Masculino - 10º lugar
Atletismo Masculino - 4º e 3º lugar
Voleibol Feminino - 3º lugar
Basquetebol Feminino - 6º lugar

Vale o destaque para as destemidas 8 Taubateanas, que foi o time mais jovem dos Jogos Abertos, e só não fizeram mais por que o número reduzido de atletas para encarar a maratona de jogos que tiveram pela frente as prejudicaram. Foram muito elogiadas por vários meios de comunicação, pela juventude e valentia que demonstraram nos jogos.


6 das 8 GUERREIRAS QUE REPRESENTARAM TAUBATÉ NO BASQUETEBOL E VOLEIBOL

Destaque também para Aluízio Queiroz Telles, que era uma dos maiores esportistas que Taubaté tinha na época, além de participar dos jogos como atleta, no basquete, onde teve uma grave contusão, foi treinador do time de vôlei masculino e no atletismo.


Taubaté ficou em 5º lugar na classificação geral, atrás de: Santos, Ribeirão Preto, Guaratinguetá e Campinas. Poderia ter sido melhor se o basquete masculino e as meninas fossem com seus times completos. Mas, para uma primeira participação, foi considerado um bom resultado.


As fotos a cima postadas, foram tiradas pelo jornalista Noé Ribeiro, representante da revista Sport Ilustrado em Taubaté.

NOÉ RIBEIRO

Fonte:
Sport Ilustrado Nº 185 - Quinta Feira, 23 de Outubro de 1941
Sport Ilustrado Nº 188 - Quinta Feira, 13 de Novembro de 1941
Sport Ilustrado Nº 190 - Sábado, 27 de Novembro de 1941
Sport Ilustrado Nº 195 - Quinta Feira 1 de Janeiro de 1942

sexta-feira, 2 de agosto de 2019

4º Aniversário do Taubaté Country Club e Sua Semana Esportiva

Para comemorar 4 anos de sua fundação, o Taubaté Country Club realizou vários jogos esportivos entre seus associados, os jogos foram realizados de 15 a 20 de julho de 1940, e as modalidades disputadas foram: basquetebol, voleibol e tênis, tanto masculino como feminino.

Os senhores Victor Barbosa Guisard, Dr. Francisco Arantes e Aluísio de Queiroz Telles se empenharam a fundo para realização desses jogos, cuidando dos mínimos detalhes para que os atletas tivessem as melhores condições e se preocupassem somente em competir.

Todos os jogos, tanto de basquete, vôlei e tênis tiveram uma ótima presença de público, tanto nos jogos diurnos como nos jogos noturnos. No dia 16/07 os jogos foram interrompidos em homenagem ao aniversário de falecimento do Dr. João Urbano Figueira, muito querido nos meios sociais da cidade, tanto assim, que o clube interrompeu os jogos em homenagem ao grande cirurgião que tanto trabalhou pela medicina. No dia 17/07 os jogos voltaram a ocorrer normalmente.

BASQUETEBOL MASCULINO


O basquetebol masculino foi disputado por 5 equipes, pelo sistema de mata mata, sendo que cada time tinha o nome de um dos diretores do clube e do tenente Padilha, considerado na época um dos maiores atletas do Brasil, pelos seus feitos nas provas dos 400 metros com barreira. Os nomes dos times eram os seguintes: 

Taubaté Padilha
Dr. Urbano Pereira
Arthur Audrá 
Alvaro Marcondes de Mattos  
Victor Guisard 

Os jogadores dos times eram os seguintes:

Taubaté Padilha - Paulo Cicchi (capitão), Orlando Borges, Orlando Pinto,  Irineu, Santana e Celso Mattos.
Urbano Pereira- Aluysio (capitão), Nelson, Wilson, Henrique, Renato, Didi e Octávio.
Arthur Audrá - Flavio Ribas(capitão),Camillo,Moysés, Gerdy, Fabio e Mario Câmara. 
Alvaro Marcondes - Luiz Vicente (capitão), Remy, Leopoldo, Magalhães, Edson, Milton e Wellington.
Victor Guisard - F. Arantes (capitão), Roque, Haroldo, Tinho, Ali-Babá, Gastão e Fonseca.

1º Jogo - Taubaté Padilha x Dr. Urbano Pereira

A equipe do Urbano Pereira venceu por 36x22. Faltando 2 minutos para acabar a partida o capitão da equipe do Taubaté Padilha discutiu com o árbitro, aproveitando a situação o time abandonou a quadra, pois os jogadores estavam cansadíssimos e provavelmente perderiam por um placar mais elevado.

2º Jogo - Arthur Audrá x Alvaro Marcondes 

O principal jogador da equipe Alvaro Marcondes, Wellington, não pode jogar devido a um resfriado e fortes dores de cabeça. A equipe bem que tentou e lutou muito, mas a equipe Arthur Audrá venceu por 31x22.

3º Jogo - Dr Urbano Pereira x Victor Guisard

O jogo foi bastante equilibrado, e terminou com a vitória da equipe Urbano Pereira por 27x21. Mas deve-se ressaltar que Roque do Victor Guisard apesar de cestinha de sua equipe perdeu algumas cestas fáceis, que poderia ter lhe dado a vitória, já que seu time tinha jogadores individualmente melhores.

4º Jogo - Final -  Arthur Audrá x Dr Urbano Pereira 

Sem dúvida, a partida mais equilibrada, as equipes se revezaram a frente do placar, sem que alguma conseguisse abrir vantagem. Faltando 5 minutos para o fim, as equipes deram tudo de si, com muita combatividade e arriscando arremessos de longe, ao término do jogo, ambos os capitães se dirigiram ao árbitro e a mesa do cronometrista pedindo um descanso, julgando a partida esta empatada. Mas o capitão do Urbano Pereira se decepcionou ao saber que o placar final tinha sido 25x23 para a equipe Arthur Audrá, que festejou muito a conquista do campeonato. 


EM PÉ A EQUIPE URBANO PEREIRA, AGACHADOS A EQUIPE ARTHUR AUDRÁ 

VOLEIBOL MASCULINO


O voleibol masculino foi disputado por 4 equipes, e assim como no basquete, foi disputado no sistema mata mata e o nome dos times eram de diretores do clube. O nome dos times eram:

Raul Guisard
Castilho Marcondes
Avelino C. P.
Haroldo de Mattos

Os jogadores dos times eram os seguintes:

Raul Guisard - J. Augusto (capitão), Leopoldo, Nelson, Roque, Haroldo e Magalhães.
Castilho Marcondes - Luiz Vicente (capitão), Arthur, Ali-Babá, Orlando Pinto, Irineu e Assis.
Avelino C. P. - Fabio (capitão), Paulo Cicchi, Wilson, Celso, Orlando Borges e Wellington.
Haroldo de Mattos - Aluysio (capitão), Tinho, Irineu, Camillo, Remy, Pedro, Santana.

1º Jogo - Raul Guisard x Castilho Marcondes

O favorito era a equipe Castilho Marcondes, pois contava com 3 jogadores acima de 1,80 de altura, e confirmou seu favoritismo ao vencer por 2 sets a 0, não se tendo informação sobre as parciais dos sets.

2º Jogo - Avelino C. P. x Haroldo de Mattos

Mais uma vez, assim como no basquete foi notória a ausência do atleta Wellington, que além de basquete e vôlei era praticante de salto com vara, arremesso de peso e dardo, um grande esportista. A partida de vôlei terminou com a vitória de Haroldo Mattos por 2 sets a 0, não se tendo informação sobre as parciais dos sets.

3º Jogo - Final - Castilho Marcondes x Haroldo de Mattos

Apesar dos esforços da equipe Haroldo de Mattos, o título ficou com Castilho Marcondes que soube aproveitar os erros do time adversário e venceu por 2 sets a 0, não se tendo informação sobre as parciais dos sets.


EM PÉ A EQUIPE CASTILHO MARCONDES, AGACHADOS A EQUIPE HAROLDO DE MATTOS

VOLEIBOL FEMININO


Esse torneio foi disputado por 4 equipes, e pelo sistema de mata mata. A organização desse torneio ficou a cargo da professora Helena Elias, os times participantes eram:

Turma do Major Djalma
Turma do Professor Theodomiro
Turma da Professora Simonetti
Turma do Dr. Felix Guisard Filho

1º Jogo - Turma do Major Djalma x Turma do Professor Theodomiro

A turma do professor Theodomiro, saiu vencedor por 2 sets a 0, não se tendo as parciais dos sets, nem os nomes das jogadoras.

2º Jogo - Turma da Professora Simonetti x Turma do Dr. Felix Guisard Filho

A turma da professora Simonetti, saiu vencedora por 2 sets a 0, não se tendo as parciais dos sets, nem os nomes das jogadoras.

3º Jogo - Final - Turma do Professor Theodomiro x Turma da Professora Simonetti

Não se tem informação sobre o placar da partida, e quem ficou com o título.

TÊNIS MASCULINO


A prática do tênis crescia em Taubaté, graças a diretoria do Tcc que incentivava seus associados a praticar o esporte e de facilitar na aquisição do material para jogar, além de contar com um ótimo professor, Manoel Fernandes.

O campeonato teve inúmeros jogos, e a final foi disputada entre: Dr. Arantes x Jayme Fernandes.

A partida foi super equilibrada, ficando o título com Dr. Arantes. Não se tem informação de quantos sets jogaram e nem as parciais.




TÊNIS FEMININO


Assim como no masculino a prática do tênis entre as mulheres crescia em Taubaté, até mais que no masculino, pelos motivos citados a cima.

O campeonato teve inúmeros jogos, e a final foi disputada entre: Dalila Guisard x Elena Elias.

A partida teve lindos recursos de técnica de ambas jogadoras, ficando o título com Dalila. Não se tem a informação de quantos sets jogaram e nem as parciais. 




PREMIAÇÃO


Na noite do dia 20/07, foi realizado um baile de gala no salão nobre do clube, onde foi feito a premiação dos atletas. Os campeões receberam medalha de ouro, os vice campeões receberam medalha de prata, e os demais atletas receberam medalha de bronze.

Chegando assim, o final da semana esportiva, em comemoração ao 4º aniversário do Taubaté Country Club.

Fonte:
Sport Ilustrado nº 128 -  Quinta Feira, 19 de Setembro de 1940.